Prematuros

 

Uma gravidez dentro do  normal acontece quando o parto se produz entre a 38ª e a 42ª semanas de gestação. Quando os bebês nascem antes das 38 semanas, são considerados prematuros.

O bebê prematuro é denominado dessa forma  pela imaturidade do seu organismo, que o deixa mais sucetível a determinadas enfermidades.

O baixo peso não é um fator determinante para caracterizar um bebê prematuro.

Hoje em dia, graças ao avanço da medicina, mesmo que nasçam muito precocemente as chances de sobrevivência são muito maiores que há alguns anos.

Ultimas semanas de prematuridade: são os  bebês nascidos entre a 37ª e a 38ª semanas de gestação;


Prematuridade Moderada:  bebês nascidos  entre 31ª e 36ª semanas;


Prematuridade Extrema: bebês nascidos com  idade gestacional  menor ou igual a 30 semanas. Devido a prematuridade extrema apresentam  problemas mais frequentes e mais graves, sobretudo os menores que 27 semanas.

 

Um bebê prematuro necessita de  cuidados maiores , uma vez que não teve a oportunidade de completar todo o processo de maturação biológico, dentro do útero da mãe.
No que se refere ao seu aspecto físico, destacam-se como principais características, as seguintes:


Tamanho pequeno;
Baixo peso ao nascer;
Pele fina, brilhante e rosada, por vezes coberta por lanugo (penugem fina);
Veias visíveis sob a pele;
Pouca gordura sob a pele;
Cabelo escasso;
Orelhas finas e moles;
Cabeça grande e desproporcionada relativamente ao resto do corpo;
Músculos fracos e actividade física reduzida;
Reflexos de sucção e de deglutição reduzidos

 

Os bebês prematuros, por conta da imaturidade de seus organismos , podem mais facilmente adoecer. O risco associado a esta situação revela-se mais elevado quanto maior foi o grau de prematuridade e menor for o seu peso, muito em particular nos casos em que apresentam um peso inferior a 1500g.
É muito importante que os pais de um bebê prematuro conheçam a patologia própria destes bebês. Para isso é necessário que exista uma boa comunicação entre estes pais e as equipas médicas e de enfermagem que se encontram encarregadas  dos cuidados com o prematuro.

Aos pais deverá ser dada a confiança suficiente, para que possam expor livremente as suas dúvidas e preocupações, assim como, deverão ser criadas todas as condições para que os mesmos possam estar junto de seu bebê, desenvolvendo-se, desta forma, laços afetivos fortes, que tão importantes são para ambas as partes.

A presença dos pais nesse momento é crucial para o bom desenvolvimento do bebê.

 Caracteristicas dos prematuros

 

 

Os bebês prematuros têm um aspecto muito característico: a sua pele é avermelhada e está coberta de lanugo, uma penugem especial do feto, muito fina, que permite ver os vasos sanguíneos mais grossos. Em geral, ao nascer podem pesar entre 1,8 e 2,5 quilos, mas é possível que pesem menos. Abaixo dos 2 quilos trata-se de um "grande prematuro". No entanto, alguns nascem com um peso bastante próximo do de um bebê de termo, embora com o mesmo peso por exemplo: 2,7 quilos o bebê prematuro é diferente, devido ao fato dos seus órgãos não terem completado ainda a sua maturação.

De todas as maneiras, é provável que o bebê que nasce com um peso de 800 gramas e 26 semanas de gestação esteja melhor preparado para enfrentar as dificuldades, do que aquele que pesa 600 gramas ainda que tenha uma idade gestacional de 28 semanas. Isto deve-se ao fato da capacidade de adoecer estar mais relacionada com o peso do que com o tempo de gestação.

A verdade é que se a criança nasceu aos sete meses da gravidez, necessitará de mais dois meses para chegar à maturidade do bebê nascido de tempo, mas conservará o atraso de peso e de altura durante um longo tempo. Quer dizer que quando o pediatra compare o seu peso com as tabelas de crescimento, deverá "descontar" dois aos seus meses de vida (idade corrigida).