Após o parto prematuro

 

Se seu filho tiver nascido antes de você completar 34 semanas de gestação, ele será levado imediatamente para o centro de tratamento intensivo (CTI ou UTI) neonatal. Você só poderá dar uma olhadinha rápida nele. Os pediatras vão agir rápido, e pode ser que você se assuste com toda a movimentação, mas lembre-se de que a agilidade é para dar as melhores condições ao bebê, e que os médicos estão acostumados a cuidar de crianças que nascem antes da hora.

Você vai poder visitar seu filho com frequência na UTI. Talvez você se sinta impotente para ajudá-lo, mas é importante contar com ajuda do pessoal de enfermagem para participar ao máximo desse momento. Você pode pegar na mãozinha dele, trocar a fralda, conversar com ele ou até participar do programa mãe-canguru, que investe no contato pele-com-pele dos pais para ajudar no desenvolvimento do prematuro.

Peça também orientações no hospital sobre como manter sua produção de leite para o bebê se ele ainda não puder mamar no peito. Você poderá tirar seu leite com uma bombinha ou com as mãos para continuar a fabricar o leite materno. Várias maternidades contam com bancos de leite, que são muito atuantes no caso de prematuros, tanto para receber leite doado como para fornecê-lo aos bebês que precisem.

Quando o bebê nasce entre 34 e 37 semanas de gestação, às vezes não precisa de nenhum tratamento especial. Pode ser até que nem precise ficar na incubadora e já possa ir direto para o seu quarto, para o alojamento conjunto. Ou talvez ele fique alguns dias na UTI, só para facilitar a respiração. O sistema de mãe e pai-canguru também pode ser oferecido a vocês, para proporcionar o ambiente ideal para seu filho se desenvolver