Trabalho de parto prematuro

 

 

 

O que devo fazer se entrar em trabalho de parto antes da hora?
 


Se sua bolsa estourar, ou se você começar a sentir contrações que vão aumentando de intensidade antes das 37 semanas de gravidez, procure imediatamente seu obstetra ou o hospital. Mesmo que seja no meio da noite. Não espere até amanhecer para telefonar ou ir para o hospital. Peça que alguém a acompanhe, e não vá dirigindo. Até se forem apenas contrações de treinamento, é melhor pecar pelo excesso de cautela.

 

O que acontece no hospital
 


Você será examinada para ver se seu colo do útero está dilatando ou "apagando" (ficando mais fino).

Os médicos também poderão fazer exames para verificar se há alguma infecção:

• exame de urina

• coleta de amostra de secreção vaginal

• exame de sangue

• amniocentese

Pode ser que o médico queira fazer um ultra-som transvaginal para observar seu colo do útero com mais detalhes. Se ele estiver curto, pode ser sinal de que o trabalho de parto realmente tenha começado. Existe um outro exame, ainda não muito comum, que detecta uma substância chamada fibronectina fetal na secreção vaginal entre a 22a e a 36a semana. Quando ela está presente nesta época, são grandes as chances de o bebê estar mesmo a caminho.

Se os médicos ainda estiverem em dúvida, é provável que prefiram internar você por algum tempo para observá-la melhor.

Quando é mesmo trabalho de parto, não há nada que os médicos possam fazer. Nem repouso resolve. Mas, se você estiver com menos de 34 semanas, os médicos podem tentar usar remédios para adiar um pouco o parto, para dar tempo de você ser transferida para um hospital com UTI neonatal, por exemplo. Também podem administrar injeções de esteróides para ajudar a amadurecer os pulmões do bebê. A criança só está pronta para respirar por volta das 36 semanas de gravidez. As injeções aceleram o processo e podem reduzir a dificuldade respiratória do prematuro.

Se você estiver com mais de 34 semanas, os médicos podem preferir deixar o trabalho de parto prosseguir. Mesmo sendo pequeno, o bebê deve ficar bem (leia a seção O que acontece quando o bebê nasce?, abaixo).

 

Como é o trabalho de parto prematuro?
 


É difícil descrever a sensação de descobrir que seu bebê vai nascer muito antes do previsto. É sempre uma surpresa, acompanhada de enorme preocupação. Peça ao obstetra e aos enfermeiros que expliquem direitinho tudo o que está acontecendo. Talvez isso a faça se sentir mais segura.

Os batimentos cardíacos do bebê serão monitorados durante todo o trabalho de parto, com uma cinta que fica em volta da sua barriga. Não há problema em tomar anestesia para aliviar a dor.

Não é porque seu filho vai nascer antes do tempo que necessariamente você precise de uma cesariana. Na verdade, como o bebê é menor, o parto normal tende a ser mais fácil. A cesárea pode ser necessária, porém, se você estiver com hemorragia ou se o bebê estiver em sofrimento. Converse com o obstetra ou com os médicos do hospital que a estiverem atendendo.